Gestão de Riscos é um processo evolucionário, não revolucionário.

A metodologia de gestão de riscos e a gestão de conformidades mudarão sempre que a Gestão de Riscos Corporativos ganhar um ponto na escala de maturidade. Ao mesmo tempo, a empresa mudará em razão de reestruturações organizacionais, fusões, aquisições e adversidades de mercado.

A solução de Gestão deve evoluir contigo e com a empresa, incluindo a capacidade de poder modificar seus elementos de Gestão previamente armazenados; por exemplo: configurar novos registros de atividades de controle (adicionar, editar, remover, renomear, alterar critérios de validação), sem a necessidade de reavaliar os riscos de terceiros novamente. Criar novos relacionamentos entre controles de riscos; por exemplo: você pode estar avaliando perdas que causaram prejuízos e agora é necessário associar estas perdas aos negócios que foram impactados por estas perdas.

Se a Gestão de Riscos Corporativo for rígida e necessitar mudanças em código de aplicativos para acompanhar os exemplos acima, as chances da Gestão ser bem sucedida ao longo do tempo serão reduzidas.
Dedique recursos para evoluir suas "melhores práticas" de Gestão de Riscos Corporativos e a metodologia de gestão de riscos ao longo do tempo. Se a Gestão não puder responder de forma rápida às mudanças nas melhores práticas e às mudanças de negocio, o processo de Gestão possivelmente não refletirá a realidade das práticas de negocio e não atenderá às necessidades dos usuários.

Anúncios