Skip navigation

A estrutura de GRC deve proporcionar uma abordagem coerente em toda as áreas de negócios da empresa, estabelecendo padrões mínimos para a Gestão do Risco Corporativo.

Esta Gestão tem a missão de garantir que políticas, princípios e procedimentos de risco sejam adequados e se mantenham eficazes ao longo do tempo.
Ao gerenciar o risco de forma centralizada, as atividades de controle de risco se harmonizam e entram em conformidade, reduzindo a carga de auditoria sobre as áreas de negócio, liberando recursos destas áreas para suportar e atender os objetivos do negócio.
A solução tecnológica desempenha um papel fundamental no esforço de convergência e harmonização das metodologias e processos de Gestão de Riscos Corporativos. A tecnologia atua como uma solução comum, um repositório para todos os elementos da GRC, incluindo processos, riscos e controles, bem como bibliotecas, políticas, procedimentos, e tantos outros elementos pertinentes à metodologia de classificação dos riscos. Ao aplicar uma única solução, é possível inclusive eliminar atividades duplicadas e redundantes.
Para alcançar uma visão holística dos riscos do negócio em toda a empresa, será necessário criar uma "linguagem comum" para as atividades de risco, o que envolve a criação de uma metodologia de classificação  para todos os riscos de dados, tais como eventos de perda, avaliações de risco, e os principais indicadores de risco (KRIS).
A solução tecnológica pode ajudar a fazer valer a coerência das bibliotecas de apoio ao GRC, categorização do risco e cálculos (por exemplo em TI: a notação de risco baseada na probabilidade e impacto) e o campo de validação de dados (por exemplo, impor que certos campos são necessários para serem preenchidos em caso de riscos operacionais, e os diferentes campos que são necessários para o cumprimento dos riscos).
A linguagem comum será (deve ser) específica para cada empresa de tal forma como a configurabilidade da solução tecnológica automatizada é necessária para suportar a implementação de GRC.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: