Mapa de Riscos: 3 de 4

Esta é uma serie de quatro artigos sobre RISCOS.
Existem quatro tipos de riscos: Ambientais, Humanos, de Negocio e de TI.
Cada um destes tipos de riscos contém cenários, e as respectivas questões que devem ser formuladas sobre cada cenário apresentado.
A idéia é criar um Mapa de Riscos para a empresa, baseado na probabilidade da ocorrência do cenário, multiplicado pelo impacto financeiro.
Estabeleça valores numéricos de 1 (baixo) até 10 (alto) para a ocorrência do cenário. Existem cenários que não existem em seu local de trabalho: ZERO.
A seguir, responda as questões tentando precificar o custo do evento.
Depois estabeleça valores monetários para considerar o custo de um evento como baixo (R$1 mil por exemplo) até alto (R$ 1 milhão ou superior)

3 de 4: Riscos de Negócio. Empresa

AQUISIÇÕES
Cliente ou fornecedores podem sentir-se inseguros em iniciar ou renovar um contrato face a rumores de que a empresa vai ser adquirida.

A empresa onde você trabalha pode ser adquirida no futuro? Se sim, que procedimentos existem para prevenir rumores e boatos?

FALHA de CONFIDENCIALIDADE
Falhas na manutenção da confidencialidade de informações privadas confidenciais de clientes e fornecedores impactam na confiança do relacionamento e na reputação da empresa no mercado.

Existem procedimentos (em uso) para tratar informações privadas confidenciais de clientes e fornecedores? Que medidas de proteção existem para tratar falhas de confidencialidade?

LIQUIDEZ de CAIXA
Cliente ou fornecedores podem sentir-se inseguros em iniciar ou renovar um contrato face a rumores de que a empresa tem problemas de liquidez de caixa.

Como está a viabilidade financeira da empresa? Se estiver instável, que ferramentas de marketing estão sendo utilizadas para combater os boatos e rumores?

PRODUTOS e/ou ALTERNATIVAS MAIS BARATAS
Produtos mais novos, com melhor projeto e tecnologias são lançados no mercado ameaçando produtos existentes em clientes de longa data.

Qual é a concorrência no mercado? A empresa possui recursos de pesquisa e desenvolvimentos adequados para concorrer no mercado?

RISCO de CRÉDITO
A falta de crédito ou alterações nos prazos de recebimentos pode afetar a viabilidade do negocio ou investimentos futuros em infraestrutura.

A empresa está em débito financeiro? A empresa teve ou tem credito difícil por conta de risco? Como está o relacionamento com fornecedores em função de dificuldades de crédito?

FALHA de PRODUTO ou COMPONENTE CRÍTICO
Um produto ou componente crítico falha, trazendo problemas de reputação e imagem para a empresa ou diminuindo a confiança do acionista ou investidor na empresa.

Quais são os produtos e componentes críticos da empresa? Qual é o seu grau de confiança neles? Se eles falharem quais procedimentos ou medidas compensatórias existem?

TEMPO de ATENDIMENTO ao CLIENTE
A função de suporte não está disponível, ou é oferecida de forma insatisfatória, impactando contratos e o relacionamento com o cliente de forma negativa.

Que procedimentos alternativos de atendimento existe disponível para serviços de atendimento ao cliente na empresa onde você trabalha? Qual são os efeitos negativos no seu trabalho se o serviço de atendimento ao cliente se torna inacessível?

CRISES ECONOMICAS
Crises econômicas podem levar a perdas financeiras em unidades de negócios que operam em países em crises, se estas unidades de negocio representem altos percentuais no faturamento da empresa.

Existem negócios executados em unidades de negocio em outros países? A empresa trabalha cm fornecedores e/ou clientes em outros países? Qual é o percentual do faturamento gerados por unidades de negocio ou por negócios em outros países?

SALÁRIOS ATRASADOS
Falhas no processamento da folha de pagamento provocam atrasos no pagamento de funcionários, problemas com recolhimento de impostos, multas e insatisfação de funcionários.

Se o sistema principal que processa a folha de pagamento tornar-se indisponível, existe um procedimento alternativo? Quantos sistemas de processamento de folha de pagamento existem na empresa?

ESTRATÉGIAS DE NEGOCIO
Falhas em estratégias de negocio resultam em perdas significantes de faturamento.

Os projetos estratégicos estão sendo executados ou com inicio programado confirmado? Quais são as perdas financeiras ou em ativos em caso de falhar ou erros?

PROJETOS ESTRATEGICOS
Projetos estratégicos que falham, com implicações na entrega de produtos atualmente ou que serão futuramente produzidos, com impactos em requerimentos contratuais ou de clientes, ou de negocio, podem resultar em perdas financeiras ou de imagem para a empresa.

Que projetos estratégicos estão em andamento hoje? Existem procedimentos de Gestão de projetos? Já aconteceu, no passado, fracassos em projetos?

GESTÃO de MUDANÇAS
Falhas na execução de mudanças em requisições de mudanças de clientes, de requerimentos regulatórios, em sistemas aplicativos, e produtos de fornecedores podem impactar negativamente a produção e a entrega de produtos acabados.

Existem processos e procedimentos de gestão de mudanças na empresa? Como estes processos e procedimentos são gerenciados? Já aconteceu no passado problemas com a execução de mudanças de forma geral?

FRAUDES e DESFALQUES
Números de produção podem ser alterados, números de estoque podem ser erroneamente informados, resultando em impactos na integridade do processo de informes financeiros da unidade de negocio, problemas de relacionamento com fornecedores e investidores.

Que sistemas aplicativos da empresa estão sujeitos a fraudes de processamento? Quem tem acesso a estes sistemas? Que controles de monitoramento existem para mitigar fraudes e desfalques?

POLITICAS e AÇÕES do GOVERNO
Futuras ações governamentais podem impactar a produção e entrega de serviços e produtos para clientes, resultando em perda de participação de mercado e perdas financeiras.

A empresa onde você trabalha é altamente regulamentada (farmacêutica, alimentação, química)? Quantos órgãos regulamentadores afetam a empresa (Anvisa, Contru, etc.)?

 

Estes são os primeiros 14 riscos de negocio. Este tipo de risco tem mais itens, que pretendo postar na continuação.

Um Abraço

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Um comentário

  1. Eu aprendi um pouco mais hoje com esta postagem sua Andre.

    Recordou-me algumas leituras que fiz (e venho acompanhando) esse trimestre, tais como:

    a) IBM + SUN: O Tux ganhando massa contra a MS?

    b) Sadia vs Perdigão: Quem vai chocar o ovo da SadiGão?

    c) Grupo JBS-Friboi: Quem come muito (aquisições) pode acabar tendo indigestão?

    d) Magazine Luiza: Esqueceram de comprar de mim neste natal?

    e) Cerpa: Marketing e Distribuição esqueceram de combinar?

    Abraços…

    Ps: Não conheço pessoalmente, mas é importante registrar a simpatia do Joesley Batista da Friboi visto isso em uma palestra da Endeavor 25/10/2007 sobre “Consolidação de Mercado”.

    Show de Bola!

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