Mapa de Riscos: 1 de 4

Esta é uma serie de quatro artigos sobre Mapa de Riscos.
Existem quatro tipos de riscos: Ambientais, Humanos, de Negocio e de TI.
Cada um destes tipos de risco contém cenários e as respectivas questões que devem ser formuladas sobre cada cenário apresentado.
A idéia é criar um Mapa de Riscos baseado na probabilidade da ocorrência do cenário, multiplicado pelo impacto financeiro.
Estabeleça valores numéricos de 1 (baixo) até 10 (alto) para a ocorrência do cenário. Existem cenários que não existem em seu local de trabalho: ZERO.
A seguir responda as questões tentando precificar o custo do evento.
Depois estabeleça valores monetários para considerar o custo de um evento como baixo (R$1 mil por exemplo) até alto (R$ 1 milhão ou superior)

1 de 4: Riscos Ambientais

GELO
Temperaturas abaixo de zero por um longo período de tempo resultam em água congelada, causando ruptura em tubulações, e inundações por conta do degelo.

Qual é a temperatura média no seu local de trabalho durante os meses de inverno? Como estas temperaturas extremas afetaram seu local de trabalho no passado? Quais os efeitos sobre as tubulações de água?

AVALANCHE
Avalanches causam danos significativos em construções e ferimentos e mortes em pessoas.

Seu local de trabalho está numa área sujeita a deslizamentos? Seu local de trabalho está próximo a um morro ou montanha? Alguma vez no passado ocorreu avalanches nesta área?

CICLONE, FURACÃO, TORNADOS
Ventos e chuvas fortes. Os impactos potenciais podem incluir falha no fornecimento de energia elétrica, perda de telhados, interrupção nos serviços públicos, avaria em instalações e equipamentos e, por fim, ferimentos e indisponibilidade de pessoal.

É um evento comum? Se sim, que ações são tomadas na ocorrência de um? O local de trabalho foi projetado e construído para suportar rajadas fortes de ventos? As janelas são apropriadas? Existe material contra enchentes disponível à mão (areia, sacos, pás, etc.)?

ARIDEZ, ESTIAGEM
Tempo seco causa baixa humidade do ar, provocando incêndios, tornando indisponível o dia de trabalho. Tempo seco também provoca falha no suprimento de água.

É um evento comum? Da onde a cidade tem seu suprimento de água? Se o suprimento natural de água for afetado, é possível obter de fontes alternativas (bombeamento de poços artesianos, caminhões pipa por exemplo)?

TERREMOTO
Terremotos causam danos em prédios, transportes, suprimentos e ameaça a segurança de pessoas.
Seu local de trabalho situa-se numa linha de falha geológica? Seu local de trabalho (prédio, usina, planta industrial) e os equipamentos estão em conformidade com projetos de proteção contra abalos sísmicos? Seu local de trabalho possui um seguro contra abalos sísmicos?

TEMPESTADE ELETRICA
Falhas em fornecimento de energia elétrica podem ser resultado de tempestades elétricas, que podem causar variações de tensão também.

É comum faltar energia em seu local de trabalho? Como as operações são normalmente afetadas em caso de falha de fornecimento de energia? Seu local de trabalho tem alternativas para operar em momento de falha de fornecimento de energia?

EPIDEMIA
Epidemias possíveis podem incluir gripe influenza, febre amarela, meningite, etc. A severidade de uma epidemia depende do numero de indivíduos afetados.

Seu local de trabalho situa-se numa área densamente populada? A área onde está seu local de trabalho possui serviços sanitários (esgoto, tratamento de água, canalização fluvial, etc.)?

CALOR EXTREMO
Temperatura acima dos 40 graus por longos períodos de tempo pode provocar colapso no fornecimento de energia elétrica por conta do excesso de uso de ar condicionado em prédios comercias para manter a temperatura ambiente em níveis adequados ao trabalho. A alta temperatura também deve ser considerada em caso de falha no sistema de ar condicionado.

Qual é a temperatura media de seu local de trabalho nos meses de verão? Como as altas temperaturas afetaram seu local de trabalho no passado? Houve falha no fornecimento de energia elétrica? Houve falha ou ameaça de falha nas unidades de ar condicionado?

ENCHENTE
Enchente pode impactar um serviço de entregas, distribuição, transporte e acesso de funcionários ao local de trabalho. Adicionalmente, a enchente pode provocar danos ao local de trabalho e aos equipamentos contidos nele.

Seu local de trabalho experimenta fortes chuvas? Seu local de trabalho está localizado perto de reservatórios, rios, represas, etc? Seu local de trabalho está localizado numa área fluvial aterrada ou canalizada? O data center de seu local de trabalho encontra-se ao nível do solo?

GRANIZO
Chuva de granizo causa danos à propriedade localizada ao ar livre, seja da empresa seja dos funcionários. Adicionalmente, uma chuva de granizo pode provocar queda de arvores e falha no fornecimento de energia elétrica.

É um evento comum? Se sim, que precauções existem para prevenir a ocorrência destes riscos?

VENTOS FORTES
Rajadas curtas de ventos acima de 80 Km por hora são normalmente associadas a tempestades, provocando ocasionalmente falhas no fornecimento de energia elétrica.

É um evento comum? Se sim, que precauções existem para prevenir a ocorrência destes riscos?

RECALQUE DE TERRENO
Recalque ou aparecimento de falhas ou rachaduras em terrenos causam mais interrupções de trabalho que grandes danos, porque o evento ocorre lentamente. O impacto potencial pode ser pessoas feridas e queda de produção.

O local de trabalho está localizado próximo a minas, aquíferos, poços naturais? Existe tubulações de óleo, gás ou água próximo do local de trabalho? Existe algum caso de falha de terreno nesta área?

DESMORONAMENTO
Um desmoronamento pode causar danos irreparáveis ao local de trabalho e ferimentos graves em pessoas.

O local de trabalho encontra-se próximo a morro, montanha ou precipício? O local de trabalho já experimentou algum abalo sísmico, chuvas ou enxurradas?

RATOS (roedores em geral)
Ratos causam doenças e falhas no fornecimento de energia elétrica.

O local de trabalho ou locais próximos tem problemas com roedores? Os cabos e fios em geral são protegidos contra roedores?

TESPESTADE DE AREIA
Tempestades de areia impactam em rotas de transporte e distribuição de cargas, sistemas de ar condicionado e danos em geral ao local de trabalho.

É um evento comum? Existem dunas ou montes de areia (praia, obra, pedreira) próximo ao local de trabalho?

TSUNAMI
Áreas litorâneas podem ser afetadas por tsunamis, resultando em danos materiais diversos e ferimentos em pessoas.

O local de trabalho está localizado próximo ao oceano? Existe algum vulcão, eventos de deslizamento ou avalanches noticiados no passado?

TEMPESTADE DE NEVE
Dependendo do local, pode afetar o acesso dos funcionários ao local de trabalho, indisponibilidade de água por conta de congelamento dos canos e considerações a respeito de transporte de pessoas e distribuição de carga.

O local de trabalho já passou por uma tempestade de neve? Existem ocorrências de interrupção da jornada de trabalho por conta de uma tempestade destas? Houve falta de energia e/ou de água por conta da tempestade?

O próximo tipo de Risco será o HUMANO. aguardem…

Anúncios